quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A dislexia

--Este pequeno apontamento, extraído da revista Pais e filhos, número 188, de Setembro de 2006, volta a colocar a ênfase no papel da Intervenção Precoce, sobretudo quando refere a realização de testes de despistagem da dislexia a todas as crianças do ensino pré-escolar. Outro aspecto, mencionado neste artigo, que salienta a importância da Intervenção Precoce é a introdução de um diagnóstico precoce obrigatório e a formação e sensibilização dos educadores de infância e professores do primeiro ciclo do ensino básico.
--Ora, tomando como referência que a Intervenção precoce, no seu âmbito mais lato, procura, através de acções mais adequadas, evitar ou reduzir, ao mínimo, os efeitos negativos que determinados factores podem ter no crescimento e desenvolvimento da criança, então fará sentido a sua actuação nesta situação em particular: a dislexia.
--Neste sentido, poderíamos dizer que os programas de Intervenção Precoce são definidos de forma a promover o desenvolvimento, minimizar potenciais atrasos, remediar os problemas existentes, prevenir a deterioração posterior, limitar a aquisição de deficiências adicionais e/ou promover um desenvolvimento adaptativo. Aspectos que vão ao encontro dos objectivos definidos no Despacho Conjunto 891/99, artigo 5º.
--Assim, realizar testes de despistagem da dislexia em crianças do pré-escolar terá todo o sentido, não apenas para atenuar, o mais cedo possível, os efeitos que ela trará à criança a curto e a longo prazo, mas também para facilitar o desenvolvimento global da criança. E aqui, mais uma vez, será importante a articulação com a família e a comunidade, cujos papéis não podem ser descurados, sublinhando-se, pois, o carácter transdisciplinar da Intervenção Precoce. É isso, aliás, o preconizado pelas teorias ecológico-sistémica de Bronfenbrenner e transaccional de Sameroff e Chandler.

Bibliografia:
-Despacho Conjunto nº891 de 1999 (2ª série), publicado no Diário da República, 2ª série, nº244, de 19 de Outubro (artigos números 2, 4 e 5).
-Apontamentos disponibilizados pela Professora, Dr.ª Vera Vale, nas aulas.

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